Um novo mercado voltado para os Idosos pós pandemia?
- Derlin Siqueira
- 2 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
No início deste ano, especificamente na primeira semana de fevereiro, eu recebi um SMS do banco Santander.
Era uma simples mensagem de NPS, a famosa pergunta "de 0 a 10 o quanto você está satisfeito com nosso serviço", mesmo eu estando imerso neste mundo foi uma novidade ver o banco Santander na qual sou cliente um pouco mais de 4 anos fazer essa pergunta nunca feita antes.
Para testar o banco eu respondi assim: "Adorei o teste de NPS, mas minha nota é 7". Uma semana depois, o gerente de relacionamento da minha agência me liga;
- Alô Derlin, aqui é o A... gerente de relacionamento com o cliente do banco Santander, recebemos a sua resposta do pesquisa de satisfação e pela sua responda eu compreendi que você entende essa pesquisa, correto?
- Olá Sr A... entendo sim!..... Em seguida ficamos por 1 hora conversando sobre o trabalho que ele está enfrentando não apenas na implementação da pesquisa, mas também na educação de seus clientes para utilizarem o aplicativo Santander.
A dificuldade do Sr. A... é que a agência fica localizada em São Mateus, zona leste da capital, e especificamente naquele bairro da agência a concentração de idosos é bem maior. E é compreensível que uma grande parcela de idosos tendem a ter dificuldades com a internet e tecnologia.
Depois de algumas horas conversando e uma nova amizade começando, descobrimos que não é difícil educar os clientes idosos do banco Santander, mas devido à burocracia da empresa não era possível implementar tal solução que juntos encontramos.
Bom, 3 meses depois estamos vivenciamos este caos não só na saúde mas também na economia. E especificamente hoje, às 22 horas da noite desta segunda feira, buscando artigos e entrevistas sobre a mudança de hábito do consumidor brasileiro após a pandemia, eu encontrei uma matéria na Istoé Dinheiro sobre a mudança de hábitos dos idosos.

Fonte: ISTOÉ DINHEIRO
Por pouco não peguei o telefone e liguei para o A.. pra perguntar como está o projeto dele! Mas é claro que amanha cedo irei mandar um e-mail.
Momento reflexão
Que a população brasileira irá mudar seu comportamento de compra é nítido, mas uma nova necessidade está nascendo?
O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas acima de 65 anos, número que representa 13% da população do país, segundo a IBGE. E segundo uma pesquisa da USP, mesmo com a dificuldade de utilizar a internet, com as línguas estrangeiras, ou até mesmo o receio em danificar o aparelho, uma grande parte desses idosos estão dispostos a se relacionarem com a tecnologia.
Logo:
uma necessidade está se tornando mais nítida para o idosos desta nova década
Temos uma mercado grande com a mesma dor.
Uma grande oportunidade para pesquisar melhor e investir nisso, não acha? Ou melhor, seu produto atualmente é tão prático de ser consumido que uma pessoa +65 conseguiria consumir?
Novamente, o mercado irá ter uma grande mudança de comportamento depois disto tudo, então repense em suas estratégias e mude com o mercado.
Comments